terça-feira, 6 de julho de 2010

REVIEW: Tipos de Nintendo DS refurbished



Olá pessoal, faz tempo que não posto nesse blog, apesar da vontade e tantos assuntos legais. O motivo dessa ausência é que estou finalizando minha tese de doutorado na maior pressa. Meu review anterior foi sobre o Nintendo DS refurbished. Depois da boa impressão que tive resolvi comprar mais dois Nintendo DS refurbished na Deal Extreme, um para cada irmã que tenho. Ontem à noite os correios entregaram um deles, no qual percebi várias diferenças em relação ao meu primeiro Nintendo DS refurbished. Achei curioso, e relembrei comentários em diversos fóruns sobre diferenças nesses tipos de Nintendo DS, e este foi o motivo desse post.

Bom, vamos lá!


Compra, frete e impostos


Ambos os Nintendo DS foram comprados na Deal Extreme, porém um deles em fevereiro e o outro em maio. O Cobalt (azul metálico + preto) foi o primeiro e demorou 58 dias da compra até chegar no Brasil, passar pela Receita Federal, Correios e ser entregue em minhas mãos. O Crimson (vermelho metálico + preto) foi o segundo, demorou 51 dias nessa aventura da China pra cá. Nenhum deles foi taxado com impostos, o que acredito que tenha haver com a fiscalização daqui do RS e por se tratarem de produtos individuais, nada de lotes. Isso, porém, não é garantia de isenção, pois a sorte é o fator de maior influência nessa questão.

Para facilitar a compreensão do texto eu tratei o meu Nintendo DS Lite Cobalt (azul + preto) como DS1, e o Nintendo DS Lite Crimson (vermelho + preto) da minha irmã como DS2.

 

Embalagens e itens inclusos
Logo ao abrir o pacote do DS2 percebi a diferença, a embalagem dele é totalmente brilhante e menos espessa, diferentemente da embalagem do DS1, que é fosca, mas com desenho do DS brilhante (quase em auto-relevo) e mais resistente, muito semelhante a do Nintendo DS original. O tamanho da caixa é o mesmo, assim como as informações que são idênticas exceto pelo tamanho das fontes que é levemente diferente. A abertura da caixa do DS1 é melhor, mais segura que a do DS2, que mal abri o pacote, já foi se abrindo.


O DS2 veio com um manual preto e branco em papel de excelente qualidade e com informações completas, acredito que seja muito semelhante a do DS original. Enquanto o DS1 veio com uma folha xerox com poucas informações.


O carregador do DS2 é um pouco diferente, mais rígido, com cor mais escura e fio mais longo, com cerca de 25 cm a mais que o do carregador que veio com o DS1. Os parafusos do carregador do DS2 são de um tipo mais específico.

O DS2, além de vir embalado num saquinho de isopor, também veio com um plástico cobrindo a parte superior do DS.


A stylus do DS1 possui ponta em acrílico, mais lisa, enquanto que a do DS2 é do mesmo material da caneta. O encaixe da stylus no DS2 é bem mais fixo e até um pouco difícil de tirar, o que pode ser um ponto positivo que evita a perda da caneta. O encaixe da stylus no DS1 é muito suave, porém, não significa que cai com facilidade.



Partes externas

Abertura

Chamou-me atenção a abertura do DS2, que é suave e possui apenas uma posição fixa, quando ele é aberto totalmente para o jogo. No DS1, ao abrir há dois pontos fixos, um no início da abertura e outro na posição comum de jogo. Ao fixar nesses pontos, o DS1 apresenta “cliques” na abertura, que assustam um pouco e acredito que devem ser os responsáveis por um “ROD” (rachadura of death), que é uma micro-rachadura na dobradiça do DS. Aparentemente o DS2 possui uma carcaça mais resistente, o que me leva a crer que a carcaça do DS1 seja uma alternativa de segunda qualidade. O DS2 apresenta maior estufamento da carcaça, principalmente na parte inferior da tela de touch, o qual não pode ser resolvido apenas empurrando a carcaça do DS. Esse estufamento não compromete nem apresenta riscos ao DS.

 

Parte Traseira
Uma diferença interessante foi a presença do número de série (pirata claro) no DS2, coisa ausente no DS1. Os escritos são os mesmos. A cor das carcaças é um pouco diferente. No DS2 é um preto puxando pra cinza, um pouco mais clara que a do DS1, que é mais escura e com uma tonalidade eu poderia dizem “mais brilhante”. Os parafusos que fecham o compartimento da bateria são diferentes. No DS2 ele é pequeno e foi apertado de um modo “pouco profissional”, o que causou um micro-arranhão e não fixou totalmente a tampa do compartimento, que fica levemente frouxa. No DS1 o parafuso é mais robusto e a tampa fixa.

Os famosos parafusos principais, na parte traseira dos DS são distintos. No DS2 eles têm formato em (+), enquanto que no DS1 têm formato em (Y), que é idêntico aos do Nintendo DS original.

As borrachinhas traseiras, responsáveis pela fixação do DS em superfícies lisas também são diferentes. No DS2 elas são mais discretas, e mais finas, creio que, semelhantes as do Nintendo DS original. Já no DS1 elas são mais proeminentes, mais saltadas e encaixadas um pouco tortas.



Parte frontal aberta

Nessa parte podem ser observadas inúmeras diferenças. Vamos começar...

Primeiro as borrachinhas que recobrem os parafusos da tela superior no DS2 são mais arredondadas e com cor um pouco mais pálida que a da carcaça, o que é semelhante a do original, mas não totalmente, pois do mesmo jeito que as do DS1 elas também não têm encaixe perfeito, o que é sinal clássico de um Nintendo DS refurbished. Por outro lado, no DS1 as borrachinhas são mais escuras e possuem um brilho, totalmente diferente das de um Nintendo DS original.

As borrachas laterais, responsáveis pelo fechamento macio, são mais discretas no DS2, possivelmente mais semelhante as do Nintendo DS original. Enquanto que no DS1 elas são mais estufadas, aparentemente de pior qualidade.

Os orifícios dos alto-falantes no DS2 são maiores do que os do DS1. Não sei se isso seria significativo em relação à qualidade do som, já que o modelo de DS mais moderno, o Nintendo DSi, possui apenas um orifício em cada lado.

As principais diferenças entre os dois tipos de refurbished ocorreram mesmo na qualidade dos botões e das telas touch. No DS1 o direcional é bastante folgado (corre dentro do espaço onde ele está localizado), porém é duro para apertar (necessita de certa pressão). No DS2 o direcional é fixo e não corre, no entanto é mais macio que o do DS1. Essa diferença significa que a jogabilidade no DS2 é bem melhor, mais precisa. Além disso, a cor do direcional e dos botões no DS2 é mais escura. Os outros botões também são diferentes, no DS2 possuem letras menores, o que dá a falsa-impressão de que são menores do que os do DS1. Tenho quase certeza de que no DS2 esses botões possuem superfícies mais planas do que as do DS1. No meu DS1 o botão L tem uma cor diferente, mais acinzentada. Já no DS2 as cores são uniformes e muito semelhantes as da carcaça.


As telas touch dos dois DS refurbished são bastante diferentes. Pra começar, a tela do DS2 é mais amarelada. Isso fica claro quando observada de um ângulo inclinado. De frente essa coloração mais amarelada não é significativa, ou seja, não atrapalha a jogabilidade. No entanto, a superfície da tela touch do DS2 é mais áspera, trava um pouco a stylus, enquanto que no DS1 ela é lisa permite o deslizamento da stylus sem problemas. Saliento que testei as duas stylus na tela touch do DS2 e percebi que o problema realmente é da tela. Outra observação é que a tela touch do DS2 é menos sensível, provavelmente uma tela alternativa com qualidade inferior. Testei a tela touch do DS2 no pictochat e na customização do emblema do Mario Kart, e apesar desses problemas percebi que é apenas uma questão de adaptação.


O DS1 apresentou apenas um hotpixel (pixel de cor diferente dos demais) na tela touch. Já o DS2 não apresentou nenhum hotpixel, nem deadpixels (pixel apagado). Notem que de frente a cor amarelada da tela touch do DS2 é menos perceptível do que num ângulo inclinado.


Os leds indicadores são mais fortes no DS2 e possivelmente parecidos com os do Nintendo DS original.


Resumo


Abaixo, um resumo de caso, sobre pontos favoráveis e empates da qualidade dos dois tipos de Nintendo DS refurbished.

Conclusão

Quero deixar claro, que ambos foram comprados na Deal Extreme, porém em períodos diferentes. Tudo depende dos fornecedores desses produtos à loja online. Creio que os Nintendo DS refurbished de outras lojas como Price Angels e Panda Will devam ser semelhantes a esses dois tipos, talvez mais semelhantes ao DS2, modelo adquirido mais recentemente. Isso no entanto, não é garantido, já que existem inúmeras fábricas chinesas independentes que fornecem esse tipo de produto, o que obviamente vai refletir em produtos de qualidade diferente. O mais importante é ter em mente que o Nintendo DS Lite refurbished é um modelo barato, com qualidade variável e compatível com o seu custo. Cabe ao comprador analisar se vale ou não a pena adquirir um alternativo ao Nintendo DS Lite original.

Links

Review completo sobre Nintendo DS refurbished, incluindo um tutorial para compra: http://lulavenera.blogspot.com/2010/05/review-nintendo-ds-lite-refurbished.html
Nintendo DS refurbished na Deal Extreme:http://www.dealextreme.com/search.dx/search.nintendo%20ds%20refurbished%20console
Nintendo DS refurbished na Price Angels:http://www.priceangels.com/Search_Result_t.html?searchname=nintendo+ds+refurbished+console&parentid=&abc_CRtext=
Nintendo DS refurbished na Panda Will:http://www.pandawill.com/Wholesale-refurbished-nintendo-ds-lite_c197