segunda-feira, 1 de março de 2010

Bombas Atômicas: Documentários



Quando eu era pequeno, um amigo de meu pai me deu uma revista sobre o Nostradamus, na qual ele previa que o fim dos tempos viria com a Guerra Nuclear. Lembro que eu fiquei impressionado com a foto estampada na capa da revista (teste nuclear francês de codinome Licorne, esse da foto acima). O que era aquilo?

Na adolescência li uma matéria da Super Interessante sobre os 50 anos do bombardeio de Hiroshima e Nagasaki e aprendi o quanto essas armas são perigosas. Nas horas vagas de 2008 comecei a me interessar mais sobre as bombas atômicas, bombas termonucleares e a Guerra Fria que foi a força-motriz de uma paranóia coletiva. Hoje em dia, a maioria das pessoas desconhece ou não dá o devido valor ao tema, no entanto, esse período nebuloso da história humana foi algo mais próximo possível do apocalipse.

Os livros didáticos de história são muito ruins - fato. Somado a isso, a maioria dos professores não conseguem fazer a conexão entre o tema da aula e o cotidiano dos alunos, por isso uma grande maioria acha a disciplina história uma chatice, sem conexão com sua vida. Infelizmente, só por conta própria é que podemos vislumbrar um mundo no qual ocorreram coisas maravilhosas, fantásticas ou assustadoras.

O mundo da energia nuclear está intimamente ligado com as bombas nucleares e a Guerra Fria. O assunto é vastíssimo e intrigante, por isso está bem disponível na internet em vários sites especializados. Pra quem interessa a melhor coisa, sem dúvida, são os documentários que oferecem informações precisas de maneira compacta e visual. Há também filmes que retratam a construção da bomba atômica, o ataque à Hiroshima, a Guerra Fria, etc. Acumulei e assisti vários deles. Vou listar e comentar resumidamente os mais importantes (postarei reviews mais completos em breve):

The Atomic Café

Melhor documentário feito sobre as armas nucleares e a Guerra Fria. Mostra toda a paranóia do pós-guerra, época em que as hostilidades entre EUA e USSR (União Soviética) eram constantes. O documentário reúne reportagens de jornais, propagandas políticas, espionagem, depoimentos surpreendentes e informações técnicas, tudo editado de uma maneira sensacional, que impressiona o leigo. Há uma cena em que um pai veste seu filho para ir pra escola, com uma roupa de chumbo e máscara... o menino mal consegue subir na bicicleta. E há também cenas clássicas como a propaganda do Duck and Cover, ensinando as crianças que ao ver o flash da bomba elas deveriam se jogar no chão e se cobrir... uma atitude quase em vão. Tem também um teste nuclear em que soldados são usados como cobaias num exercício que simulava um contra-ataque nuclear a uma invasão do inimigo... os soldados se refugiavam em trincheiras, a bomba explodia e os soldados caminhavam até o ponto zero da explosão, se contaminando seriamente com a radiação. O documentário mostra também a paranóia da construção de abrigos anti-nucleares. Enfim, The Atomic Café é riquíssimo, um documentário essencial.

Trecho da campanha "Duck and Cover": http://www.youtube.com/watch?v=_mlREiQX1WU

Filme completo online: http://www.youtube.com/watch?v=NOUtZOqgSG8

Trinity & Beyond

Reúne a maior coleção de vídeos sobre testes nucleares. É um documentário mais técnico do que o The Atomic Café. A trilha sonora é meio fantasmagórica e se encaixa bastante no contexto das explosões nucleares. O documentário inclui o desenvolvimento de Trinity (primeiro teste nuclear), os bombardeios atômicos no Japão (Hiroshima e Nagasaki), os testes de novos tipos de bombas nucleares, testes nucleares no Pacífico (Atol de Bikini) e no deserto de Nevada, a bomba atômica soviética, a bomba de hidrogênio (chamada termonuclear ou de fusão nuclear) mais de mil vezes mais potente que as bombas atômicas de urânio e plutônio. Foi o primeiro documentário que assisti e senti uma sensação estranha: ao mesmo tempo admirado com aquelas explosões grandiosas e “bonitas”, mas ao mesmo tempo impressionado pela insanidade de seu propósito. Altamente recomendado!


Hiroshima

O nome já diz tudo. Mostra como foi planejado e realizado o bombardeio atômico de Hiroshima. Os americanos precisavam justificar o esforço científico e bilionário da bomba atômica, criada originalmente para bombardear os nazistas. Com a derrota da Alemanha meses antes e um Japão prestes a se render, os americanos decidem lançar desesperadamente as bombas sobre Hiroshima e Nagazaki. As duas eram cidades civis pouco afetadas pela guerra, alvos perfeitos para avaliar o poder de destruição e os efeitos das bombas sobre os seres humanos, uma experiência cruel. Além disso, o feito tinha um objetivo moral (ou imoral) que era de impor para o mundo quem é que mandava na Terra dali pra frente. Os relatos dos sobreviventes são surpreendentes e emocionantes. Obrigatório!



Nuclear Rescue 911
Um documentário bem diferente. As nações nucleares, principalmente os EUA e a Rússia, possuem um arsenal nuclear imenso e seu controle é uma questão de segurança nacional, certo? E se algo sair errado? Acidentes acontecem, mas quando o assunto é nuclear, as conseqüências podem ser devastadoras. Na década de 60, houve períodos em que uma Guerra Nuclear era iminente, assim os EUA e a USSR mantiam seus bombardeiros carregados de bombas nucleares voando à espera de ordens para atacar o inimigo (e por fim à raça humana). Assim, em algumas ocasiões alguns aviões sofreram panes, caíram e sua carga perigosa (bombas nucleares) sumiu ou contaminou o meio ambiente. Há relatos de explosões de foguetes, bombas nucleares que não explodiram, etc. Uma palavra para esse documentário: tenso. Só vale a pena pra quem já assistiu outros e se interessa realmente pelo assunto.

 
Atomic Journeys

Este documentário trata de turismo nuclear, diversos testes e explosões nucleares de menor relevância, dá ênfase em testes e explosões nucleares "pacíficas", dentro de cavernas, na água, para fins de engenharia, etc... que foram utilizadas pelos EUA até o final da década de 70. É uma pena que eu não tenha achado nenhuma legenda, nem ao menos em inglês pra esse filme. É um documentário secundário, menos importante do que os outros comentados anteriormente, mas vale a pena por mostrar outros usos para as bombas atômicas, usos estes cuja eficácia e utilidade são questionáveis. Após a proibição de testes nucleares na atmosfera, mar e espaço, a única alternativa que restou foi o subterrâneo. Numa das cenas do filme aparece um deserto cercado de crateras feitas pelo homem. Logo no início aparece uma peregrinação de turistas ao ponto zero, o local onde foi detonada Trinity, a primeira bomba atômica (quero ir lá).

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=QBliwf2bOUs

The Atomic Filmmakers
Pare e pense: como conseguiram filmar as explosões nucleares? O que aconteceu com os filmadores? Como as câmeras resistiram? Tudo isso e muito mais está presente nesse documentário, rico em detalhes técnicos com depoimentos e imagens de perder o fôlego. A parafernálhia técnica que era instalada nos locais dos testes era impressionante e o que se tinha de mais moderno na época. No final do documentário são reunidos todos os filmadores que participaram dos testes nucleares das décadas de 50 e 60. Esses homens elevaram seu trabalho a um nível de uma verdadeira arte. Quantas pessoas tiveram a oportunidade de assistir a uma explosão nuclear ao vivo? Filmar de perto esses acontecimentos então era uma aventura muito ousada.





Hitlers Plan To Atom Bomb New York

Um documentário singular do History Channel que conta os planos de Hitlers para bombardear os EUA. O ano era 1944, os nazistas haviam percebido da vulnerabilidade dos EUA a um bombardeio em seu território, principalmente New York. Os cientistas de Hitler tentaram a todo custo desenvolver o projeto que resultou em diversas tecnologias que mais tarde foram capturadas e serviram de base para o desenvolvimento de aviões militares e foguetes americanos. Dentre as idéias mais desesperadas ousadas um submarino japonês teria uma cúpula em sua parte superior que abrigava um pequeno avião que ao chegar na Costa Leste americana decolaria usando a longa parte superior do submarino e bombardearia New York com uma bomba suja de urânio. Os nazistas não possuiam urânio enrriquecido para uma bomba atômica legítima, então a solução seria usar explosivos convencionais misturados ao urânio que contaminaria as pessoas e o ambiente. Surpreendente!



The House in The Middle

Esse documentário é curtíssimo e se trata de uma das diversas propagandas vinculadas pela Defesa Civil americana durante a Guerra Fria. Ele demostra através de um teste nuclear que as casas de cor branca, que não possuem galhos secos e nem lixo ao redor podem sobreviver a alguns dos efeitos nucleares, dentre eles o "flash" inicial, que é tão forte que pode simplesmente queimar diversos tipos de materiais, inclusive pessoas que estejam há quilômetros de distância. Ele demonstra que a casa do meio (as outras duas foram reduzidas às cinzas) permaneceu de pé, porém não comenta os efeitos que os moradores sofreriam, ou seja, de que adianta a casa ficar de pé se seus moradores estão todos mortos, não é mesmo? É bem interessante.




Nuclear Jihad: Can Terrorists Get The Bomb?

Polêmica moderna. Os muçulmanos possuem a bomba atômica? Quais as implicações acerca desse mito? É muito difícil ser imparcial diante desse conflito, ainda mais por que tenho plenas convicções de que política e religião resultam numa mistura explosiva muito perigosa. O documentário foca principalmente na pessoa de Abdul Qadeer Khan, cientista nuclear e pai do Programa Nuclear Paquistanês, considerado como maior difusor das tecnologias que podem levar os terroristas à bomba nuclear. Considero esse documentário importantíssimo pela sua atualidade, já que se trata da nova paranóia americana: o terrorismo nuclear. Para mim, a posse de armas nucleares pelas nações islâmicas é apenas uma questão de tempo. É improvável que haja uma guerra nuclear, as probabilidades para esse cenário são remotas, porém quando o assunto é terrorismo pode se esperar qualquer coisa.

Filme completo em 5 partes: http://www.youtube.com/watch?v=d1uWagjqRds


Ainda existem outros bons documentários sobre bombas nucleares e suas implicações. No próximo post pretendo apresentar filmes interessantes sobre o tema. A energia nuclear é feito humano milagroso, porém trouxe como consequência a irreverência humana, que através das bombas nucleares nos dá passe livre ao apocalipse.


Caso você veja um flash, não esqueça: Duck and Cover!

8 comentários:

  1. Muito bom seu blog,continue com ele,parabéns!!!tbm gosto de historia,anos 80 etc,esse espaço é uma reliquia.vlw abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! E pensar que o Brasil também teve (durante a ditadura militar) seu projeto de Bomba, seu programa nuclear paralelo (escondido e negado). Se lembrarmos que países como Israel, India, Síria, negaram seus projetos até que a bomba estivesse pronta!

    O estopim para isso é simples, começa com a tecnologia de enriquecer urânio a 20%. Agora é a vez do Irã.

    Mas são informações muito impopulares não é?

    Te convido para conhecer o Blog perigoconcreto.blogspot.com

    Lá falo um pouco sobre isso e temas ligados a área!

    PARABÉNS PELO POST! MUITO ÚTIL!

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado pela atenção e pelos Elogios Lula! Todos nós que buscamos informações e disseminamos as mesmas enfrentamos uma luta e busca particular! Quanto mais unidos formos, mais longe chegamos! conte comigo também!

    ResponderExcluir
  4. Puxa... sempre fui ligada nos efeitos que radiações causam no nosso corpo, no momento da exposição e décadas depois até não haver mais emanação nenhuma no local... Fora as mutações genéticas que pra sempre vão perpetuar as alterações sofridas. É um assunto e tanto, estudar o que algo "invisível" pode fazer de muito visível para nós.
    Torço que os humanos tenham sabedoria para manipular isso tudo... uma terceira guerra mundial com toda essa parafernalha atômica, implicaria em morte da humanidade.
    Nada inteligente...
    Beijão! Tem resposta no meu blog pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Ola Lula, respondi sua pergunta com um post! No acidente e a arte - audiovisual estão uma relação de filmes!

    Mais uma vez muito obrigado pela participação ativa! Isso é muito importante!

    ResponderExcluir
  6. Olá Luis... será que pode me passar o nome do diretor do documentário Café Atômico. É pra minha monografia. A proposito, alguns e raros professores fazem um trabalho legal... eu assisti esse filme no ensino medio. att, Kenia Freitas
    obs: gostei do post, parabens.
    freitas.kenia@gmail.com (depois apaga meu e-mail, por favor ;)

    ResponderExcluir
  7. Kênia: só ir no google: http://www.imdb.com/title/tt0083590/

    ResponderExcluir
  8. Eu sou Apaixonada por engenharia nuclear, pq sempre gostei muito de quimica. Quando vi uma reportagem no fantástico falando sobre esse assunto me enteressei bastante. Fiquei empressionada de como eles concentram em pastilhas pequenas o urânio, que é a energia das usinas nucleares. Eu pesquiso bastante sobre acidêntes q ocorreram,sequelas q ficaram em humanos e concequencias deixadas para tras. Os efeitos das radiações não acontecem tudo de uma vez só, ficam sequelas e depois de tempos e anos pessoas morrem por causa da radiação. A radiação ataca o nosso sistema nervoso, orgãos digestivos, respiratórios e nosso sangue. Muitas pessoas morreram de cancer e leusimia que foram causadas pela radiação. Os maiores acidentes nucleares já registrado foram os das usinas nucleares de Three Mile Island e de Chernobyl. Mas isso não faz com que eu tome medo e nem que eu os culpe pelo acidente, e sim, me faz querer saber mais e me tornar uma grande profissional nessa area pois a conciência q carrego comigo desses acidentes vão fazer com que eu tome mais preucações a isso. Acho que é bom termos uma proteção no nosso pais, pois se ouvesse uma guerra morreriamos sem ter nenhuma chance, mais tendo essas armas podemos usalas quando for na hora certa. Eu temo muito de acontecer uma grande gerra pois os paises estão com armas muito poderosas. O brasil nunca foi um pais de peso como os EUA, China, Canadá e outros..em questão de armas nucleares , mas o brasil é dono da quinta maior reserva de urânio do mundo, de aproximadametne 300 mil toneladas. Hoje os paises desenvolveram armas muito mais poderosas que antigamente. As bombas de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial. Hoje temos bombas concentradas em lugares pequenos que são mais perigosas que as duas bombas juntas. Pesquisei muito sobre esse assunto e me indentifiquei bastante com ele, por isso quero ser engenheira nuclear, pois é uma profissão que vc nunca sabe o bastante e desafios é comigo, nunca me canço de pesquisar mais, pois o conhecimento é a base de tudo...Achei muito interessante o assunto que vc passou Lula Venera, tinham muitas coisas que eu não sabiam e que foram as respostas de muitas duvidas minhas. Obrigado pelas informações..

    ResponderExcluir